quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Site ajuda usuário a escolher computador novo!

Boa tarde!

Existe um site, desenvolvido pela Intel, que ajuda o usuário inexperiente a escolher o seu novo netbook, ultrabook, notebook ou desktop. É o Meu Próximo PC. Deixando o mouse sobre o item aparece as vantagens e desavantagens de cada tipo computador. Parecido com o post que fiz mês passado, clique aqui para vê-lo. (Só tem um erro que na primeira imagem deveria estar escrito Desktop e não Ultrabook).



Através de simples questionamentos, como o número de programas simultâneos e os seus principais usos, o site sugere a melhor configuração para o computador que será adquirido, todos com processadores Intel, é claro. (Tenho AMD em casa e estou satisfeito. Sou mais do custoxbenefício das opções do momento).

Caso o usuário se interesse pelo modelo sugerido, ele é direcionado para o site de comparação de preços Buscapé, onde poderá escolher o modelo com as configurações indicadas.

Dicas para uma boa compra:

* Não economize dinheiro comprando um computador com componentes xing ling, o barato logo sai caro. Prefira placas mãe de marcas conhecidas como Asus, Gigabyte e Intel. Fuja de marcas como PcChips e EliteGroup.

* Em informática, Assolan e Bombril são coisas completamente diferentes. A marca do computador faz e muito a diferença na hora da compra.

Evite: CCE, Semp Toshiba, Amazon PC, Philco, Megatron, Qbex, Intelbras, Orion, Sunsix, Microboard e Positivo.

Prefira: Lenovo, Dell, HP, Sony, Acer, LG, Apple e Asus.

Portáteis: Samsung e Sony. Tem a Apple, mas para usuários inexperiente não indicaria.

Se você prefere não gastar um pouco a mais com uma marca conhecida, peça ajuda a uma pessoa que entenda do assunto, vá até uma loja de informática e monte um micro com peças de boa qualidade. Não vá sozinho, vendedor de loja de informática vende até geladeira no polo norte para pinguim. kkkkkk

Abraços.

Renomeando vários arquivos de uma vez no Windows

Olá.
Sabe todas aquelas fotos que você baixou da internet no feriado e que você gostaria de organizar? Quem nunca precisou renomear vários arquivos manualmente ou precisou instalar algum aplicativo para isso?

Um bom exemplo onde renomear os arquivos garantiria uma boa organização:



Para organizar esta bagunça, não é preciso instalar nenhum programa, o próprio Windows possui uma dica para renomear arquivos em sequencia.

Mande classificar os arquivos na ordem que você deseja renomeá-los, como por tamanho ou nome. Clique no primeiro arquivo da listagem e arraste até marcar todos os outros arquivos com o mouse ou clique no primeiro e marque os outros segurando a tecla Ctrl.

Com os arquivos marcados, aperte a tecla F2 e renomeie o primeiro arquivo de acordo com o padrão que os outros devem seguir:
Após renomear o primeiro arquivo é só dar enter e pronto, os outros seguirão o mesmo nome padrão e a numeração de acordo com a ordem de marcação.
A dica é simples, mas pode ser bastante útil em um momento de preguiça. Aproveite e compartilhe.

Fonte: Blog do Plinio Torres.
Abraços.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Quantas horas devo deixar carregando a bateria???

Olá!

Muito se ouve sobre tempo de carga (recarga) de uma bateria, mas ninguém afirma com exatidão o que é o certo.

Em um post antigo eu falei do tempo para recarregar pilhas, aqui, e hoje vou falar sobre recarga de baterias.


Quantas horas devo deixar carregando a bateria???Até que a câmera/carregador indique que já terminou de carregar (no manual do produto tem essa info).

Essa história de carregar um número de horas nas primeiras cargas é do tempo das baterias NiCd (Níquel Cádmio) que tinham efeito memória e viciavam rápido tendo que sofrer um tipo de retificação descarga/recarga/descarga completo) para voltar a operar normalmente.

Com as baterias NiMH (Hidreto Metálico de Níquel), já não temos mais o efeito memória. E com as Li-ION (Íons de Lítio) passamos a ter maior capacidade de carga, sem efeito memória e longo tempo para descarregar sem estar em uso (temos também as NiMH-LSD - Low Self Discharge).

Então, siga a orientação do manual da câmera e pode parar de carregar logo que o carregador informar que a carga está completa.

Não use carregadores genéricos (não específicos para a sua bateria) em baterias Li-ION, pois existe grande risco de explosão devido a sobrecarga. As baterias NiMH, são menos suscetíveis a explosão, mas deixar em sobrecarga (continuar carregando depois da carga completa, em carregadores que não tem circuito de identificação de carga) pode fazer com que a vida útil seja diminuída.

Outra coisa a respeito das baterias Li-ION é para não guardá-las sem carga, pois elas perdem o poder de guardar carga se ficaram muito (duas a três semanas) sem carga.

Abraço e até a próxima.

Tecnologias: Fibra Ótica, PLC e WiMAX / LTE (4G)

Bom dia!

Estamos no final de 2012 e a demanda por altas velocidades é cada vez maior. Então resolvi pesquisar sobre as alternativas para superar esse gargalo.

Não vou escrever sobre cada tecnologia, pois seria chover no molhado. Vou repassar alguns links para artigos de fontes confiáveis que exemplificam cada topologia.

Acredito que a Fibra Ótica é a que estamos mais acostumados, já presente no nosso dia a dia.Neste link você entenderá como funciona a Fibra Ótica.

Sobre WiMAX repasso esse link e sobre o LTE aqui. Sinopse dos dois aqui. Mais infos sobre o 4G aqui e aqui

Agora a tecnologia PLC é quase uma eterna promessa, pois seus estudos são antigos, porém está difícil de emplacar. Clique aqui para saber mais sobre a PLC (Powerline Communication).
Neste outro link você encontra uma experiência com PLC.

Dúvidas/Sugestão/Elogio/Crítica deixe um comentário!!
T+