terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Qual o tempo necessário para recarregar pilhas?

Olá pessoal...

Essa era uma dúvida frequente...

Tenho um carregador de pilhas e varias delas de diversas capacidades... Então como saber quanto tempo devo deixar carregando as pilhas para atingirem a carga total???

Bom, isso depende da corrente (vamos dizer: velocidade) de carga do recarregador de pilhas. Normalmente, esta corrente é medida em mA (mili-ampére) e, de forma arredondada, você pode estimar quanto tempo leva para que o carregador recarregar uma pilha, basta dividir a capacidade da pilha recarregável pelo mA do recarregador de pilhas, e adicionar 20% como margem de segurança.

Por exemplo, um recarregador de pilhas de 500 mA recarrega uma pilha de 2.000 mAh em aproximadamente 5 horas, pois este é o resultado aproximado da conta (2.000 mAh / 500 mA) x 20%.

Obs: Calculo para 1 pilha apenas)

Deve-se levar em conta que esta fórmula se aplica apenas a uma pilha totalmente descarregada. Um pilha com carga necessitará de menos tempo no recarregador de pilhas para chegar à carga completa.

Você pode utilizar a Calculadora de Tempo de Recarga de Pilha para obter um valor estimado do tempo que um carregador levará para dar nova vida à sua pilha/bateria recarregável.


Aproveitando o topico, vc sabe qual é a diferença quando em equipamentos eletronicos vemos como corrente: mA e mAh?

mA (Miliampère): é a corrente elétrica de funcionamento de um determinado equipamento, ou seja, se um equipamento tem indicação de 10mA, isto indica que ele ao ser alimentado com a sua tensão de alimentação (12VCC por exemplo) irá gerar uma corrente de 10mA.

mAh (Miliampère-Hora): é indicado para baterias e pilhas. Suponha uma bateria de 12VCC e 100mAh, isto indica que ela é utilizada para alimentar equipamentos com tensão de alimentação de 12V e pode fornecer até 100mA durante uma hora, caso o equipamento necessite de uma corrente de 10mA, esta bateria é suficiente para alimenta-lo por até 10 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário